segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A difícil adaptação na Creche




Ao escolher a escola de seus filhos, geralmente há todo um trabalho de pesquisa. Os pais pensam, refletem, conversam, ponderam e decidem. Se tudo isso acontece, por que ficam ansiosos? Porque nesse momento surgem dúvidas sobre terem efetuado a escolha correta. Tudo isso faz parte do processo. O que não é assimilado pelos pais é que nada é definitivo e poderá ser revisto, se necessário.

Neste contexto, entrada da criança para a Creche implica na separação dos Pais ou daquelas pessoas que constituem o seu universo. Implica também a separação de um contexto físico a que a criança está habituada juntamente com uma mudança na sua rotina diária. Esta transição é um processo delicado e envolve uma série de ações por parte dos adultos envolvidos, de forma a minimizar ao máximo o sofrimento da criança e a facilitar a sua adaptação.

É natural que a criança se sinta insegura, sozinha, com medo e por vezes até com um sentimento de abandono, e que reaja chorando, batendo, gritando, não querendo comer ou dormir.

Este é apenas um tempo que pode ser mais difícil, mas depois de ultrapassado oferece à criança uma multiplicidade de novas experiências interessantes, gratificantes e fundamentais para o seu desenvolvimento. Este é um momento especial para cada profissional que trabalha na instituição, e, ainda para as outras crianças, que podem se sentir inseguras, desconfortáveis e desconfiadas. Assim é necessário acolhê-las também neste momento de transição.


Por incrível que pareça, a adaptação da mãe é tão ou mais importante que a adaptação da própria criança. Isso porque, se a mãe não estiver segura de sua decisão, se ela não acreditar que a escola é a melhor opção para o seu filho naquele momento, que ele vai gostar ou que ela poderá ficar tranqüila, ela própria irá impedir ou dificultar a adaptação da criança à Escola.


Em alguns casos, a criança, mesmo após este período, continua apresentando uma reação de ansiedade. Segundo educadores, não é aconselhável deixá-la à força, devendo-se então prolongar o período de adaptação, dando tempo à criança para que ela possa desenvolver a confiança necessária nos adultos e no novo ambiente.

Vivência delicada essa que, inevitavelmente, adaptação rima com separação. De modo geral essa é uma vivência bastante mobilizadora para todos nós. Desta forma, alguns educadores e familiares optam “pelo ir embora sem a criança ver”. Essa atitude deixa clara a associação de separação com coisa ruim, que trás sofrimento, que não deve ser vista ou vivida, ou seja, encarada de frente.

Nesse momento, algumas mães afirmam que sentem-se culpadas por abandonarem seus filhos na creche. Esse é um dos enganos que deve rapidamente ser desfeito: separar-se do filho por algumas horas não tem nada a ver com a idéia de abandoná-lo.


Em qualquer idade, é importante que a mãe esteja tranqüila, segura e confiante, para que transmita a seu filho estes sentimentos fundamentais para sua adaptação na nova Escola.


Para que a creche seja um ambiente acolhedor para a criança, é necessário à interação de todos, formando uma equipe e tendo como prioridade a qualidade de vida das crianças atendidas para que a adaptação aconteça de forma natural e gradativa. Nesse processo, cada um tem seu papel para que a criança ultrapasse este período com tranqüilidade e se identifique a tudo de novo que está acontecendo a sua volta. Família e escola precisam estar atentas e fornecer subsídios para uma melhor ambientação desta criança.


Mas como fazer? Como proceder nesta fase transitória? Esta adaptação deve ser progressiva, com troca de informações sobre a rotina da instituição e os hábitos das crianças. Quanto mais pudermos conhecer sobre estas rotinas e hábitos, melhor.

Alguns educadores afirmam que é preciso considerar a necessidade dos pais e avaliar a necessidade de estimulação e sociabilização da criança. De acordo com estes educadores a entrada precoce na escola pode ser muito benéfica para o desenvolvimento da criança, pois ela é estimulada no ambiente escolar de maneira lúdica. Assim, a escola de educação infantil têm dois papéis: ajudar a desenvolver a sociabilização e fornecer pré-requisitos para aprendizagem.

Portanto adaptação com ambivalências, com choro ou sem choro, com lamento ou sem lamento, com dengo, com riso, com resistência a deixar crescer… Que seja como for, mas que seja vivida, elaborada e assumida.


É preciso que os pais examinem os sentimentos despertados quando do ingresso do filho na escola. Freqüentemente, as dificuldades da criança em se adaptar à escola estão associadas às angústias dos pais diante da separação e crescimento de seus filhos.


BIBLIOGRAFIA


  • BRASIL Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil: Formação Pessoal e Social. Brasília: MEC/SEF. 1998.
  • BRASIL Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil: Introdução. MEC/SEF. 1998
  • SCOZ, Beatriz Judith Lima et al. Psicopedagogia - O caráter interdisciplinar na formação e atuação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1987.
  • RIZZO, Gilda. Educação Pré- escolar . Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1989.
  • WINNICOTT, Donald Woods. O Brincar & a realidade. Rio de Janeiro, Imago, 1975.
  • http://educacao.terra.com.br/interna/0,,OI1382728-EI3588,00.html
  • http://www.abcdobebe.com/comunicar-com-o-bebe/o-choro-no-fim-do-dia.html
  • http://guiadobebe.uol.com.br/bb1ano/significados_do_choro.htm

OBS: Este artigo foi uma pesquisa a partir dos sentimentos da mãe de uma de nossas bebês (Yasmin) que está passando por um “período” de adaptação, insegurança e sentindo-se culpada por estar “abandonando” sua filha. Assim, sabemos que todas as mamães passam por este processo tão delicado, e por vezes não conseguem por um motivo ou outro comentar suas angústias. Desta forma, a Creche a qualquer momento se disponibiliza a ouvir vocês mamães, a dividir suas angútiase seus anseios. Estaremos sempre aqui!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A grande aventura da despedida das fraldas


Um bebê sem fralda, capaz de controlar o xixi e de pedir para usar o banheiro é o sonho de qualquer mãe e dos pais também que realizam a contabilidade diária de 6 à 10 fraldas em cada ida ao mercado ou farmácia.

Aprender a colocar a fralda é fácil, é quase como o instinto maternal e mesmo os pais mais desajeitados, ao final de algumas tentativas mais ou menos bem sucedidas, acabam por pegar o jeito. Difícil é quando chega o momento de auxiliar a criança a deixar a fralda, isso porque envolve muita paciência e atitudes positivas de toda família, sem esquecer que a grande e maior conquista é da própria criança !!

Antes de mais, os pais devem ter a consciência de que não há uma idade certa para deixar de usar fralda pois há condições inerentes à própria criança que precisam ser preenchidas. No plano fisiológico, o sistema nervoso, que comanda o controle dos esfíncteres deve estar maduro o que só acontece após os 18 meses; no plano psicológico a criança precisa possuir um vocabulário já enriquecido, apresentar alguma independência para, por exemplo, baixar sua roupa e ter apurada sua concentração sendo capaz de sentar-se por alguns minutos seguidos, dentre outros.

É preciso estar atento e observar o comportamento da criança. É sabido que a maioria dos bebês se sente desconfortável quando faz xixi ou cocô na fralda e normalmente chora, é assim também que a criança começa a aprender interiorizando a alternância entre os dois momentos – quando está suja e desconfortável, quando está limpa e seca. Uma curiosidade sobre esse aspecto é que, em alguns lugares da Europa, especialmente na Inglaterra, quando a criança inicia o processo de saída das fraldas os pais costumam usar, durante o dia, fraldas de pano pois, como ela não é impermeável nem absorvente a criança percebe mais cedo o desconforto.


Algumas dicas importantes para auxiliar nesse processo:

• Observe a criança. Caretas, resmungos e a famosa “dancinha” podem ser sinais de urgência em usar o banheiro, aproveite esses momentos!

• Auxilie a criança a aprender a despir-se e a vestir-se – colabore colocando sempre roupas maleáveis. Pergunte, também, se ela não quer que você desabotoe suas calças...

• Lembre-a durante o dia, diversas vezes, de ir ao banheiro;

• Estimule a imitação: com a criança ao seu lado, sente-se no vaso e deixe que ela se sente no peniquinho;

• Inicialmente, tanto meninos quanto meninas, aprendem a usar o banheiro sentados. Se começarem a urinar de pé, talvez os meninos não queiram se sentar para evacuar;

• Elogie a criança mesmo que a iniciativa de levá-la ao banheiro seja sua;

•Se a criança quiser poderá dar descarga. Mas fique atenta, há crianças que ou não gostam do som da descarga ou têm medo.

• Cuide da pele do seu filho, a probabilidade de desenvolvimento de assaduras devido à umidade ou ao contato com as fezes é a mesma de quando ele era bebê. Sua pele deve estar sempre limpa e seca por isso troque-a com freqüência. Deixar a criança molhada para ela aprender a usar o banheiro não é um método adequado.

• Converse com as pessoas que ajudam a tomar conta do seu filho e não deixe de comunicar seus planos de tirar a fralda. Dessa forma, durante o dia, a criança pode receber as mesmas mensagens que recebe de você.

• Acidentes são normais, durante algum tempo a criança ainda terá dificuldade de controlar a urina e fezes e isso faz parte do aprendizado.

• Se a criança se habituar a segurar a vontade de ir ao banheiro acabará tendo prisão de ventre; converse com seu filho e enfatize, nesta situação, que ir ao banheiro não dói. Ofereça alimentos ricos em fibras, dê muita água e, não se esqueça, você também deve habituar-se a comê-los porque as crianças aprendem com o exemplo dos pais.

Durante este período é preciso ter muita paciência e dedicação, é importante que em casa a criança também fique sem fralda. Envie para a Escola uma boa quantidade de troca de roupas e, não esqueça, à princípio, para dormir e ir embora ainda faremos uso da fralda. Qualquer dúvida entrem em contato conosco que ficaremos felizes em poder auxiliar também a família neste importante novo desafio.

FONTE
www.fadelito.com.br/horadetirarafralda.htm


COLÔNIA DE FÉRIAS MAR E MAR - 2009

COLÔNIA DE FÉRIAS MAR E MAR - 2009

PROGRAMAÇÃO

APRESENTAÇÃO

A Creche Escola Mar e Mar têm o prazer de receber a seu filho para a nossa Colônia de Férias de 2009. Contando com a participação de nossos profissionais esta colônia irá propiciar aos colonistas participantes momentos agradáveis e prazerosos durante este evento através dos jogos, oficinas e brincadeiras orientadas.

Nas oficinas vamos entender porque devemos ter cuidado com o Meio Ambiente e como podemos transformar o lixo (sucata) em coisas úteis para nosso dia-a-dia. Que tal transformar uma garrafa de pet num brinquedo, ou num vasinho de planta para dar de presente para a mamãe? Tem muito mais. Também vamos desenhar, pintar, cantar, brincar, fazer amigos, etc. De maneira muito divertida vamos conhecer um pouco da nossa cultura através de brincadeiras e como somos influenciados pelo aprendizado que teremos. Traga muita animação e disposição para as brincadeiras e aventuras de forma que, ao longo dessas duas semanas possamos conhecer novas amigos ou estreitar o relacionamentos com nossos colegas de convívio.

OBJETIVOS

Esta colônia tem como principal objetivo promover a integração de crianças de forma prazerosa e educativa. Através da exploração de diversas atividades lúdicas orientadas, incluindo músicas, oficina de sucata, origami, brincadeiras, jogos e outros.

ATIVIDADES

  • Passeios ecológicos a Parques, Museus, Cinemas, etc;

  • jogos Recreativos (brincadeiras coletivas diversas) e Esportivos (peteca, queimada, futebol, pique bandeira, etc);

  • Oficinas de artes (origami, reciclados, desenhos, pinturas, cabana de canudos de jornal, etc.) , danças , teatro, etc…

  • Salas de diversão: de jogos, dança, tv, vídeo, Karaoquê;

  • Gincanas e Torneios (caça lixo, equipe que encontrar mais pássaros ou espécies de bichos diferentes ganha os pontos, a equipe que cantar mais ou as melhores músicas, etc…)

  • Concursos (desenhos, pinturas, poesias, etc) e desfiles (garoto e garota colônia)

  • Palestras instrutivas (sobre Dengue, Educação Ambiental, Trânsito, etc

  • Caça ao Tesouro (atividades de surpresa)

  • Mural sobre temas importantes e educativos (de desenhos, histórias, poesias e frases)

OBSERVAÇÃO

  • A programação poderá ser alterada, devido a problemas meteorológicos e⁄ou confirmação dos passeios externos, mas dentro do possível, comuinicaremos aos pais e⁄ou responsáveis com antecedência;

  • Nos dias de passeio será enviado no dia anterior comunicado com as explicações aos pais e/ou responsáveis;

  • Para as crianças que não participarão das atividades de passeios externos teremos atividades recreativas no espaço da creche;

  • No caso de chuva as atividades acontecerão no espaço da creche como, sala de vídeo, área externa e⁄ou salinhas.

NOSSOS PREÇOS - Os alunos da creche pagarão 40 reais e os não alunos por uma semana pagarão 110 reais e por duas semanas 180 reais.