domingo, 23 de agosto de 2009

FOLCLORE NO BERÇÁRIO



A CUCA FOI AO BERÇÁRIO DA CRECHE PARA VISITAR NOSSOS BEBÊS, ELES FIZERAM SUCESSO COM O CHAPÉU DLA.

PARABÉNS EVELYN



MAIS UMA FESTINHA NA CRECHE ESCOLA MAR E MAR. EVELYN, QUE OS ANJINHOS DE DEUS TE ABENÇOE E TE FAÇA MUITO FELIZ COM SUA FAMÍLIA, E O QUE DESEJA TODOS OS SEUS AMIGUINHOS.

sábado, 15 de agosto de 2009

INFORMATIVO: VOLTA ÀS AULAS



AOS
PROFESSORES, PAIS E RESPONSÁVEIS

ASSUNTO: Vírus H1N1 (Volta às Aulas)

VOLTA ÀS AULAS: CUIDADOS PARA EVITAR O CONTÁGIO

Seguindo a orientação das Secretarias Estaduais de Educação e de Saúde. As escolas da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras reiniciam as aulas na próxima segunda-feira, dia 17 juntamente com a nossa Instituição. Todas as escolas interromperam as atividades na quinta-feira, dia 6, por precaução ao contágio e prevenção ao novo vírus, H1N1 que assola o mundo inteiro. A decisão foi tomada porque não foi verificada nenhuma diferença entre o acometimento de crianças e adolescentes em relação à gripe A quando comparada à sazonal.

Os secretários de Saúde e Defesa Civil e de Educação explicaram que, ao verificar que crianças e adolescentes apresentam sintomas de gripe, como febre os pais e responsáveis NÃO deverão enviar os estudantes para a escola, e sim encaminhá-los ao médico.

Todas as providências, diante de um caso suspeito ou confirmado no estabelecimento de ensino, devem ser feitas em conjunto com as autoridades sanitárias locais, e as decisões relacionadas a alterações da rotina do estabelecimento devem ser compartilhadas com estas autoridades. As escolas devem manter uma ROTINA DE ALERTA para os possíveis casos de gripe.

Como em qualquer gripe, o ideal é que a pessoa se mantenha no domicílio para se tratar e evitar a disseminação da doença para outras pessoas. As recomendações do site da prefeitura do município de Rio das Ostras é que se houver mais de três casos de alunos com gripe na mesma sala, a escola deve se comunicar com a Vigilância Epidemiológica Municipal, para que se faça a investigação e se afaste a possibilidade de um surto.

A CRECHE ESCOLA MAR E MAR está tomando todas as precauções em conformidade com as Secretarias de Saúde e Educação do Estado do Rio de Janeiro e também do nosso município para a volta às aulas com o treinamento de todos os funcionários com o objetivo de orientar para que multiplicassem as informações de maneira a prevenir a disseminação do vírus. .

É muito importante que as pessoas fiquem atentas e ponham em prática as medidas de higiene, que são fundamentais para diminuir a disseminação da doença como:

•Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
• Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
• Indivíduos com sintomas de gripe devem evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis;
• Indivíduos com gripe devem evitar aglomerações e ambientes fechados
• Manter os ambientes ventilados;

Outra medida de apóio importante é a cartilha “Gripe: o que as instituições de ensino precisam saber e fazer”, produzida pela Sesdec especialmente para orientar funcionários e professores que trabalham no Estado do Rio de Janeiro e que foi entregue a todos os funcionários desta Instituição. Todas as medidas adotadas durante este período visam colaborar com o enfrentamento da epidemia e diminuição das condições de propagação do vírus Influenza A (H1N1); seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, das secretarias Estadual, Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e Rio das Ostras.

Quem tiver sintomas de gripe pode procurar as unidades de Saúde do nosso município ou ligar antes para o DISQUE-GRIPE da SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE: 0800-28 10 100 (de 6h às 23h30) e conversar com profissionais de Saúde para saber como proceder. Também, o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes anunciou que haverá no site www.riocontragripea.gov.rj.br esclarecimentos para essas questões.

Informações atualizadas do nosso estado e município nos sites abaixo.

http://www.riodasostras.rj.gov.br/
http://www.riocontragripea.rj.gov.br/conteudo/noticia.asp?EditeCodigoDaPagina=1677
http://www.riocontragripea.rj.gov.br/conteudo/index.asp
www.twitter.com/riocontragripea.
http://crecheescolamaremar.blog.terra.com.br/
http://crecheescolamaremar.blogspot.com/

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

FESTA NA ROÇA/2009



AGOSTO⁄2009

PROJETO: NO TEMPO CERTO FAREMOS...

TEMA: PAIS E FOLCLORE

OBJETIVO GERAL: Promover, resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira dando importância ao folclore e a comunidade. Também reconhecer as qualidades dos pais valorizando a figura paterna;

DESENVOLVIMENTO: Conversas informais, rodinhas, atividades com materiais recicláveis, atividades com músicas e danças, brincadeiras dirigidas, montagem e contação de histórias, recorte e colagem, desenhos para colorir, textos informativos, produções textuais, pesquisas, murais, dobraduras, parlendas, trava-línguas, contos, lendas, brincadeiras folclóricas, etc.

CULMINÂCIA: Todas as atividades trabalhadas neste período serão entregues junto com as atividades trabalhadas no mês de setembro que deverá ser no dia 02/09 (sexta-feira) aos pais.

OBS: Datas importantes que deverão ser lembradas durante este mês:

03/08 - Dia do Capoeirista
05/08 - Dia Nacional da Saúde
11/08 - Dia da Televisão e Dia do Estudante
12/08 - Dia Nacional da Artes
15/08 – Comemoração Dia dos Pais – Café da manhã
22/08 - Dia do Folclore
24/08 - Dia da Infância
25/08 - Dia do Soldado
29/08 - Dia Nacional do Combate do Fumo

RODA DE CONVERSA: “No ambiente escolar o folclore brasileiro pode e deve ser apresentado e desenvolvidos com a criança. Partindo desse pressuposto, o trabalho com o folclore pode propiciar uma vivência rica e proveitosa para os alunos, em especial aqueles inseridos na Educação Infantil e início do Ensino Fundamental. Assim, respeitando e considerando a faixa etária escolar, considerando que o folclore infantil brasileiro e da memória cultural popular, é fundamental que estes sejam apresentadas até mesmo para garantir a preservação da cultura, também o trabalho com jogos folclóricos favorece a entrada da criança no meio social de forma lúdica, podendo ensinar, regras, rituais, fatores esses indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo, lúdico e social.”


JOGOS PARA COLÔNIA DE FÉRIAS.

Material: 1 moeda.
Preparação: Alvo desenhado no chão. Crianças divididas em duas equipes.
Desenvolvimento: Virão as crianças, uma após outra, jogarão a moeda no alvo desenhado e contarão os pontos obtidos de acordo com o número marcado no espaço onde parar a moeda. Assim procederá todo o grupo, adicionando na segunda vez que jogar os pontos alcançados anteriormente.
Caso caia em cima das linhas não haverá nada a adicionar.
Vitória: Será vencedor quem conseguir maior número de pontos.
JOGO DA ARGOLA - Jogo que trabalha a coordenação motora fina, noções de peso e distância.

JOGO DA VELHA - Jogo que dá noções de visão espacial, estimula a concentração e promove interação.

JOGO DA MEMÓRIA – QUEBRA-CABEÇA – Jogos que estimulam a visualização de formas e cores além da coordenação motora e do tato.

O PULO DO SAPO
Marcar no pátio as linhas de partida e chegada. Ao sinal dado, os participantes, em posição de sapo (de cócoras), devem sair pulando até a linha de chegada. Vence aquele que chegar primeiro.

CORRIDA AO CONTRÁRIO
Traçam-se duas linhas a uma distância de 10m (sendo uma o ponto de chegada e a outra o de partida). Ao sinal dado, todos os participantes estarão de costas e iniciarão uma corrida. O participante que chegar primeiro deverá voltar correndo de frente até o ponto de partida. Quem chegar primeiro será o vencedor.

CORRIDA DE DOIS
As crianças dão as mãos e não podem se soltar. E assim correm, pulando até a linha de chegada. Vencem os dois que primeiro atingirem a linha de chegada.

BALÕES VOADORES
As crianças estarão uma ao lado da outra sobre uma linha marcada no chão. Cada uma receberá um balão de borracha, enchendo-o de ar o máximo possível, segurando com o dedo para não esvaziar. Quando o professor gritar, as crianças devem soltar os balões que voarão e girarão de diversas formas. Será vencedor o dono do balão que cair o mais longe da linha marcada.

MAMÃE-POSSO-IR?

Primeiro trace duas linhas no chão, com uns 8m de distância
entre elas. Alguém é escolhido para ser a mamãe e fica numa
das linhas, de costas para os jogadores. Os outros ficam na
outra linha, um do lado do outros.
Um por um, os jogadores tentam chegar à mamãe,
perguntando "mamãe posso ir?".
A mamãe, que está de costas, responde dando ordens que o
jogador tem que seguir. Alguém tem de ser o juiz, para ver se
as ordens vão ser cumpridas direito.
Se ela mandar dar passos de formiguinha, o jogador dá passos
bem pequenos. Passos de canguru são pulinhos. Se ela disser
dar passos de cachorro o jogador tem de andar de quatro. A
mamãe pode mandar anda pra frente ou para trás, quantos
passos ela quiser.
Os jogadores também podem combinar outros tipos de passos.
Ganha quem chegar primeiro até a mamãe.
FUI A FEIRA - Idade: a partir de 5 anos

Participantes: 2 ou mais

Regra:
Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada por exemplo:” batata”, o terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta
ACERTAR A LATA - Material: 6 latas de alumínio, 3 bolas de tênis, giz.
Colocar 6 latas iguais numa superfície a 1 metro do chão. Formar com elas um triângulo, colocando assim as 3 latas na base, 2 em cima e 1 no topo. Traçar uma linha no chão com um giz, a uns 3 metros, a partir de onde as crianças lançarão as bolas.
Cada jogador receberá três bolas para tentar derrubar as latas. Conta-se um ponto por cada lata derrubada. E três pontos a mais para quem conseguir derrubar todas.

AGACHA-AGACHA - Nessa brincadeira de perseguição, a criançada corre, agacha e levanta, aperfeiçoando os movimentos
- IDADE A partir de 4 anos.
- LOCAL Pátio ou outro espaço amplo.
-PARTICIPANTES No mínimo três.
-COMO BRINCAR Uma criança é eleita o pegador. Para não serem apanhadas, as demais fogem e se agacham.
Quando o pegador consegue tocar um colega que está em pé, passa sua função a ele. Não há um vencedor.
A brincadeira acaba quando as crianças se cansam.

CADÊ, ACHOU?
Tempo
Enquanto durar o interesse da turma.
Espaço
Sala de aula.
Idade
A partir de 1 ano e meio.
Material
Bambolê com faixas de tules de diversas cores (o comprimento das faixas deve ser o mesmo da altura do pé direito da sala).
Objetivo
Ajudar a criança a elaborar a ausência temporária da família.
Descrição
Pendure firmemente o bambolê no teto da sala de modo que as faixas cheguem ao chão. As crianças vão brincar de esconder atrás delas e entre elas, segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas. Com isso, vão descobrindo que a ausência do outro é temporária e que eles sempre reaparecem.

ASSASSINO, DETETIVE, VÍTIMA
IDADE = A partir de 7 anos.
MATERIAL = Pequenos papéis e caneta
ATIVIDADE
O grupo deve ficar em círculo, deve ter o mesmo número de papéis e de integrantes, porém só em um papel deve estar escrito ASSASSINO, em outro deve estar DETETIVE e nos restantes VÍTIMA. O ASSASSINO tem a função de matar todos os integrantes do círculo com uma piscada, mas deve tomar cuidado para que o DETETIVE não o descubra, pois, se isso acontecer o DETETIVE deve dizer ao ASSASSINO: Você está preso em nome da lei. O papel das VÍTIMAS é só esperar a hora de serem mortas, quando isso acontece elas devem dizer: Morri. Se o ASSASSINO matar todos ou se o DETETIVE descobrir quem é o ASSASSINO a brincadeira acaba e se faz o sorteio novamente.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Percepção auditiva;
ALGUÉM MUITO ESPECIAL

IDADE = 3 a 8 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá pedir para uma criança pensar em uma profissão e dizer uma das características da mesma, por exemplo: Estou pensando em uma pessoa que recolhe o lixo ? As crianças tentarão adivinhar qual será essa profissão, se não acertarem com a dica, poderá ser dada mais uma, a criança que acertar ganhará um ponto, a que arriscar e errar pagará uma prenda. Ganhará aquele que tiver mais pontos.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Linguagem oral;
- Conhecimento de diversas profissões e sua utilidade.

ANDANDO NA LINHA

IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Giz, ou fita crepe.

ATIVIDADE O condutor deve marcar o chão com giz ou fita crepe, linhas, círculos, quadrados, retângulo, triângulos, etc.... As crianças deverão uma por vez andar livremente batendo palmas, andar para frente depois de costas, andar com as mãos na cabeça e depois na cintura, andar na ponta dos pés, andar encostando um pé à frente do outro. Essa atividade para ser bem observada deverá ser feita em vários dias, para que o condutor tenha tempo de avaliar todas as crianças.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial;
- Percepção visual;
- Observação;
- Atenção;
- Concentração.

CASA DA LEBRE

IDADE = 2 a 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deve contar o número de crianças que tem no grupo. Por exemplo, num grupo de 15 crianças, o condutor deve formar 4 duplas, cada dupla será uma toca, desse modo ele usará 8 crianças, cada toca terá que ter uma criança dentro, elas serão os coelhinhos. Desse modo ele estará agora utilizando 12 crianças, ficará 3 crianças sem toca, porém, elas também serão coelhinhos, só que não terão tocas. Ao sinal do condutor os coelhinhos tem que trocar de toca e os que estão sobrando tentarão entrar nas tocas. O condutor deve dar o sinal várias vezes até que todos o coelhos consigam entrar nas tocas. O condutor com o passar da brincadeira deve trocar as crianças que estão na função de toca para de coelho, para que todas variem de posição.
OBJETIVO
- Introdução do grupo;
- Percepção auditiva;
- Percepção visual;
- Coordenação;
- Atenção.

LENÇO ATRÁS

Os componentes deverão tirar a sorte para ver quem ficará com o lenço. Deverão sentar na roda com as pernas cruzadas. Quem estiver segurando o lenço corre ao redor da roda enquanto o grupo fala:
Corre, cutia
Na casa da tia
Corre, cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração.
O dono do lenço então pergunta:
- Posso jogar?
E todos respondem:
- Pode!
Um, dois, três!
Deixa então o lenço cair atrás de alguém da roda. Este deverá perceber, pegar o lenço e correr atrás de quem jogou antes que este sente no seu lugar. Se conseguir pegar aquele que jogou ele será o próximo a jogar o lenço, se não conseguir quem jogou o lenço continuará segurando o lenço para jogar atrás de outra pessoa.
JOGO DO CAVALO
Jogo do Cavalo MATERIAL:
- 1 CAIXA DE OVO (para o tabuleiro)
- 4 TAMPINHAS DE GARRAFAS DE PLÁSTICO DE CORES DIFERENTES
- DESENHO DO CONTORNO DO CAVALNHHO FEITO DE PAPEL(A QUANTIDADE DE CAVALINHOS DEPENDE DA QUANTIDADE DE TABULEIROS QUE VOCÊ CONFECCIONAR!).
- CONFECCIONAR 1 DADO DE PAPEL,NAS FACES DO DADO, DEVERÁ ESTAR AS CORES DAS TAMPINHAS UTILIZADAS

REGRAS:
CADA ALUNO ESCOLHE QUAL COR DE TAMPINHA VAI QUERER
UM ALUNO POR VEZ,JOGA O DADO E A COR QUE CAIR,É O CAVALO QUE VAI ANDAR
VENCE O ALUNO QUE CHEGAR AO FINAL PRIMEIRO
MÍMICA
Na imaginação, a criança vira um carro ligeiro ou um barco
_ IDADE A partir de 2 anos.
_ O QUE DESENVOLVE Criatividade, percepção da realidade e coordenação motora.
_ COMO BRINCAR Peça para a criança fazer imitações de diversos objetos em movimento: carro, trem, avião, bola e barco. Faça você também diferentes imitações e pergunte para a turma o que você está representando.
CARAS E CARETAS

Mudando as expressões, a garotada mostra raiva e ainda pode imitar um bichinho
_ IDADE A partir de 3 anos.
_ O QUE DESENVOLVE Capacidade de representar os sentimentos.
_ COMO BRINCAR Coloque a turma ao seu lado, em frente a um espelho, e peça para todos imitarem as suas expressões.
Depois diga o que significam. Se você franzir a testa, diga que está sério ou bravo; torcer o nariz demonstra desprezo; falar com os dentes cerrados indica raiva;
sorriso mostra alegria. Depois, imite animais: um coelho, franzindo o nariz, ou uma cobra, colocando a língua para dentro e para fora.

CIRCUITO - IDADE A partir de 3 anos.
_ O QUE DESENVOLVE Equilíbrio e consciência corporal.
_ COMO BRINCAR Distribua pela sala almofadas, blocos de espuma, bancos e outras peças para que a turma ande sobre eles. É possível criar um circuito, comandado por ordens verbais. Diga: “Imagine que vocês são formiguinhas. Todos andam bem devagar, com passos bem pequeninos. Agora, vocês terão de passar perto de um grande tamanduá. Corram com passos largos para não serem pegos!” Esses comandos podem incluir outras formas de andar, com graus variados de dificuldade: na ponta dos pés, com os calcanhares, para a frente e para trás.


MEU NOME

Objetivos:
-Construir o próprio nome
Desenvolvimento:
-Selecionar e ordenar as letras, conforme o seu nome;
-Alunos colocados em trio;
-Cada trio com quatro dados especiais com as letras do alfabeto e um jogo de letras;
-Tira-se “par ou ímpar” para saber quem inicia o jogo;
-Cada um, em usa vez, joga um dos dados e apanha a letra indicada pela face do dado. Nas jogadas seguintes, poderá apanhar e/ou trocar uma das letras.
Exemplo: o jogador está com as letras P e R, e quer o E. ao jogar tira no dado a letra que está em posse de outro jogador; então propõe a troca do E por uma outra letra de interesse do parceiro.
-Ganha o jogo quem completar o nome primeiro.
Variação: pode-se realizar este jogo objetivando a construção de nomes de brinquedos, objetos escolares, alimentos, animais, parentes, peças do vestuário etc.

ESTICA-ENCOLHE
Engatinhando, se arrastando... Há várias formas de atravessar o túnel!
_ IDADE A partir de 1 ano.
_ O QUE DESENVOLVE Coordenação motora e relacionamento social.
_ BRINQUEDO Túnel de pano com armação de metal.
_ COMO BRINCAR Mostre o túnel para a criança. Faça com que ela ande ao lado dele, por fora, do início até o fim. Depois, coloque brinquedos dentro do túnel e peça para ela pegar. Só então incentive-a a atravessar o túnel.
_ VOCÊ PODE FAZER Providencie caixas grandes de papelão. Tire a tampa delas e cole uma na outra com fita crepe.

ENCAIXE PARA BEBÊS
Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.
_ IDADE A partir de 6 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Noção de tamanho e de peso.
_ BRINQUEDO Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos.
_ COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso.
Você pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelão e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.

Fontes:
:http://www.abec.ch/Portugues/subsidios-educadores/Brincadeiras/Brincadeiras-infantis/brincadeiras_infantis.htm
http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net
http://ferramentapedagogica.blogspot.com/2008/11/bricadeiras.html


COLÔNIA DE FÉRIAS DE JULHO
PROGRAMAÇÃO

20 - Atividades Recreativas com jogos de competição;
21 – Cineminha na creche – Oficina de jornal;
22 – Karaokê (Qual é a música?) – Oficina Trabalhando com palitos de picolé
23 – Passeio ao Parque da Cidade;
24 – Atividades Recreativas – Oficina de Origami;
27 – Oficina e teatro de fantoche (Peça com os fantoches confeccionados durante a oficina (15:00h)
28 - Atividades Recreativas⁄Oficina de pintura e jogos pedagógicos;
29 - Cinema no Shopping – 10:00h
30 – Atividades recreativas com gincanas e Oficina de poesia;
31 – Concurso garoto e garota colônia e Vídeo e Festa de Encerramento com exposição dos trabalhos feitos durante a Colônia;

OBJETIVOS DAS ATIVIDADES

•Passeio ecológico e Educação Ambiental no Parque da Cidade: (Conscientização sobre a Educação Ambiental com a Equipe de Professores e auxiliares da creche) Esta atividade é feita com a ajuda dos professores e auxiliares que aproveitam o passeio para fazer competições do tipo: caça lixo (cada um tem um saquinho e a equipe que conseguir pegar mais lixo vence os pontos), a equipe que encontrar mais pássaros ou espécies de bichos diferentes ganha os pontos, a equipe que contar melhores piadas, músicas pelo caminho, etc...

•Oficinas instrutivas: (Atividades pedagógicas com Origami, jornal, pintura, poesia) Estas atividades colaboraram para o desenvolvimento do potencial pleno de cada indivíduo, enfatizando a observação, a persistência, a meticulosidade, a concentração e atenção, a autoconfiança, o esforço pessoal, a coordenação motora fina e, sobretudo, a criatividade. Nestas oficinas a criança utiliza a imaginação e criatividade proporcionando agilidade com as mãos;

•Jogos pedagógicos e recreativos: (Jogos recreativos de cooperação e educativos pedagógicos) Geralmente, escolhemos os jogos, pois acreditamos que ele é indispensal para a interação social e essencial no desenvolvimento infantil. Os jogos pedagógicos tem o objetivo de fazer a criança criar, inventar, jogar, experimentar, construir o conhecimento, criação de regras, nortear habilidades e competências ampliando a percepção e inteligência e principalmente como lúdico e diversão;

ATIVIDADES

•Passeio ecológico ao Parque da Cidade, Trenzinho da Alegria (Passeio Cultural);
•Jogos Recreativos (brincadeiras coletivas diversas) e Esportivos (Queimada, Futebol, Pique - bandeira, etc)
•Oficinas de artes (Origami, reciclados, fantoches, pinturas, jornal, poesia, etc.)
•Salas de diversão: de jogos, dança do jornal, tv, vídeo, Karaoquê;
•Gincanas e Torneios (Caça lixo, Caça ao pássaro ou espécies de bichos diferentes, Caça ao tesouro perdido etc...)
•Concursos (Qual é a música?)) e desfiles (garoto e garota colônia)
•Caça ao Tesouro (atividades de surpresa)
•Encerramento e exposição dos trabalhos feitos durante a Colônia;

Programação semanal

CRIANÇAS DE 0 A 06 ANOS

PRIMEIRA SEMANA
20 (seg)- Abertura - Corrida ao Contrário O Pulo do Sapo, Tiro ao alvo com moeda, (CALMO, Torneio de Pique - bandeira, Corrida de dois, Balões voadores, Fui a feira (calmo)
21 (ter)- Cineminha na creche – (Filme ainda a ser escolhido, Oficina de jornal confecção de porta retrato, Confecção de jogo da velha
22 (qua)- Karaokê (Qual é a música?), Atividades recreativas com gincanas (Corrida de saco, Pula sapinho, Rabinho atrás, Dança do jornal, Futebol,)
23 (qui)- Passeio ao Parque da Cidade ou Passeio Cultural (Trenzinho da Alegria).Oficina de garrafa PET – Trabalhando o brinquedo
24 (sex)- Atividades Recreativas – (Caça ao tesouro perdido, Jogo da argola, Acertar a lata, Queimada, Mamãe posso ir?, Cadê, achou? – bambolê com tiras de TNT coloridas - bebês)- Oficina de Origami – (Confecção de animais, objetos com papel
SEGUNDA SEMANA
27(seg)- Oficina de confecção de fantoches, Teatro com os fantoches confeccionados (Peça - 15:00h), Encaixe para bebês – Caixa dentro da outra caixa (bebês)
28 (ter)- Oficina de pintura, Jogos pedagógicos (Jogo da memória – Quebra-cabeça, Jogo da velha, Trilha das rimas, etc.
29 (qua)- Cinema no Shopping – 10:00h Atividades Recreativas - Andando na linha, Agacha-agacha - Minhocão (bebês),
30 (qui)- Oficina – Trabalhando com palitos de picolé, Oficina de Poesia-(Leitura e criação de poesias - Ex: Poesia da amizade, da brincadeira, da família (bebês) – Cada grupo será sorteado com um tema)
31(sex) Concurso garoto e garota colônia (Prêmios e faixas para os que desfilarem) e Vídeo (Filmes direcionados para crianças), Festa de Encerramento com exposição dos trabalhos feitos durante a Colônia;

OBSERVAÇÃO:

01) - A programação poderá ser alterada, devido a problemas metereológicos e⁄ou confirmação dos passeios externos, mas dentro do possível, comunicaremos aos pais e⁄ou responsáveis com antecedência;

02) - Nos dias de passeio será enviado no dia anterior comunicado com as explicações aos pais e/ou responsáveis;

03) - Para as crianças que não participarão das atividades de passeios externos teremos atividades recreativas no espaço da creche;

04) – No caso de chuva as atividades acontecerão no espaço da creche como, sala de vídeo, área externa e⁄ou salinhas.

ATIVIDADES RECREATIVAS

0 e 03 anos Oficinas de Desenho, Historinhas Infantis, Vídeos Infantis, Pintura no Rosto, Karaokê (Qual é a música?), Gincanas, Jogos Pedagógicos, Pula Sapinho, Dança da Almofada, Caça ao Tesouro, Pique-Esconde, Andando na linha, Agacha-agacha – Minhocão (bebês), Esconde-esconde (bebês), Acertar a lata, Pula sapinho, Rabinho atrás, Dança do jornal, Cadê, achou? – bambolê com tiras de TNT coloridas - bebês).
03 e 06 anos Oficinas de Desenho e Origami, Historinhas Infantis, Vídeos Infantis, Pintura no Rosto, Karaokê (Qual é a música?), Gincanas, Jogos Pedagógicos, Dia do Brinquedo, Brincadeiras Tradicionais: Dança do jornal; Caça ao tesouro perdido, Jogo da argola, Acertar a lata, Queimada, Mamãe posso ir?, Corrida de saco, Pula sapinho, Rabinho atrás, Dança do jornal, Futebol, Pique - bandeira, Corrida de Dois, Balões voadores, Fui a feira (calmo), Corrida ao Contrário O Pulo do Sapo, Tiro ao alvo com moeda (calmo).


OBS: Os casos especiais serão resolvidos pela direção


JULHO⁄2009

PROJETO: NO TEMPO CERTO FAREMOS...

TEMA: FESTA NA ROÇA

OBJETIVO GERAL: Promover a interação social evidenciando o Folclore brasileiro e suas peculiaridades regionais aprendendo a respeitá-las e valorizá-las para as gerações futuras.

DESENVOLVIMENTO: Conversas informais, rodinhas, atividades com materiais recicláveis, atividades com músicas e danças, brincadeiras dirigidas, montagem e contação de histórias, recorte e colagem, desenhos para colorir, textos informativos, produções textuais, murais, dobraduras, ensaio de quadrilhas, confecção de convites, confecção de sacolas de TNT para as atividades feitas durante o bimestre, etc.

CULMINÂCIA: Todos as atividades trabalhadas neste período serão entregues no Dia da Festa da Roça que deverá ser no dia 17⁄07∕09 (sexta-feira) aos pais.

OBS: Datas importantes que deverão ser lembradas durante este mês:

02⁄07 – Dia do Bombeiro
11⁄07 – Dia da Cidadania (Direitos e Deveres da Criança)
13 e 14⁄07 – Avaliação Pedagógica
17⁄07 - Culminância do Projeto
17⁄07 – Festa na Roça (13 a 17⁄07 – Confecção de enfeites da festa e lembranças)
20 a 31 ⁄07 – Férias⁄Colônia de Férias (Lembranças de férias)
26⁄07 – Dia dos Avós
RODA DE CONVERSA: “O trabalho pedagógico com crianças de Educação Infantil deve permitir que à criança explore o ambiente social de acordo com as suas capacidades, conhecimentos prévios e as hipóteses que cria para explicar as situações que observa. O professor pode e deve aproximar as crianças de universos culturais e sociais diversos. Com sensibilidade, criatividade e realizando pesquisas, o professor será capaz de possibilitar atividades práticas para que possa no futuro interagir com o acervo de conhecimentos de seus alunos e com essa situação, propor práticas avaliativas mais eficazes.”

sábado, 8 de agosto de 2009

FORMATURA - 2008

ESTAS SÃO AS FOTOS DA FORMATURA DE 2008 NA CRECHE ESCOLA MAR E MAR. FOI UMA FESTA MARAVILHOSA.

NOSSO BERÇÁRIO