terça-feira, 25 de maio de 2010

DIA DO DESAFIO

O Dia do Desafio é um evento que é realizado sempre na última quarta-feira de maio com a proposta de que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.

Este dia é representado com atividades físicas para a melhoria e bem-estar do ser humano e mostrar e divulgar os benefícios que a atividade física regular promove para as pessoas, independente de idade, religião e etnia. O bem-estar físico é o principal objetivo. As competições estimulam a participação da população. E quem ganha é a população ampliando e desenvolvendo uma boa qualidade de vida, colocando em seu dia-a-dia exercícios físicos para melhoria da saúde.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades o maior quantitativo de pessoas, em relação ao total de habitantes, no nosso caso, município de Rio das Ostras-RJ X Cruz das Almas – Bahia.

É interessante saber que as cidades inscritas são agrupadas em sete categorias, seguindo critério do número oficial de habitantes. Para as cidades brasileiras, esses dados são fornecidas pelo IBGE, Censo de 2000. Já para as cidades internacionais, são fornecidas através de órgãos municipais responsáveis pelo evento.

São estas as categorias:

Categoria 1: até 9.999 habitantes
Categoria 2: de 10.000 à 19.999 habitantes
Categoria 3: de 20.000 à 49.999 habitantes
Categoria 4: de 50.000 à 99.999 habitantes
Categoria 5: de 100.000 à 249.999 habitantes
Categoria 6: de 250.000 à 999.999 habitantes
Categoria 7: Acima de 1.000.000 habitantes

O sorteio eletrônico estabelece os desafios entre duas ou três comunidades de mesma categoria, que irão disputar qual delas consegue mobilizar o maior percentual de habitantes para praticar atividade física. Tudo isso em relação ao seu percentual de habitantes oficial. Este ano, o desafio será realizado no dia 28 de maio, próxima quarta-feira, até às 21h.

Esta é uma disputa amigável, que estimula a participação de todos. Neste desafio, os vencedores somos nós cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano, entendendo que esta atividade só trará benefícios para a nossa saúde. Qualquer pessoa pode fazer a atividade, desde que tenha ido ao médico e este tenha autorizado.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA (Trin & Fitness International Sport for all Association), entidade alemã de promoção de esportes a todos.

No continente americano, a responsabilidade pela coordenação do dia do desafio foi assumida pelo SESC em 1995. Para mais informações acesso o site: http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/diadodesafio/

Como participar:

Cada pessoa ou grupo pode participar se dirigindo a algum ponto aonde esteja havendo evento ministrado pela prefeitura ou secretaria de esportes da cidade, onde poderá efetuar o cadastro e participar do dia do desafio.

Esta participação pode ser feita de diversas maneiras como: ciclismo, natação, futebol, ginástica, dança, etc. Nós da Creche Escola Mar e Mar recebemos o ofício da SEMED para ajudar a colocar o nosso município de Rio das Ostras como uma das cidades mais participativas. Então é hora de nos mobilizarmos para uma participação efetiva!

As cidades que participam do evento recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Já as instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades, em cada cidade, recebem o Certificado de Participação.

O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492, de 16 de maio de 2006, de autoria do deputado estadual Giovani Cherini. O apoio é da Assembleia Legislativa e do governo do Estado.

O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492, de 16 de maio de 2006, de autoria do deputado estadual Giovani Cherini. O apoio é da Assembleia Legislativa e do governo do Estado.

Todos os anos são divulgados os resultados através do site do SESC: http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/diadodesafio/

FONTES: http://www.blogdacomunicacao.com.br http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/diadodesafio/
http://www.gazetadosul.com.br/

quarta-feira, 19 de maio de 2010

LEITURA E ESCRITA

ESTES SÃO ALGUNS DOS MOMENTOS DE SALA DE AULA ONDE OS ALUNOS PARTICIPAM DE ATIVIDADES E MOSTRAM O QUE APRENDERAM USANDO MEIOS DIFERENTES DO CADERNO E DO LIVRO.


A MASSINHA E AS HIPÓTESES DE LEITURA E DE ESCRITA


IGOR TRABALHANDO COM MASSINHA O SEU NOME (TIA CECÍLIA DEU UMA AJUDINHA SÓ)


MANUELLA (RE)DESCOBRINDO A PRIMEIRA LETRA DE SEU NOME COM MASSINHA


KAMYLA "ESCREVENDO" COM MASSINHA


MANUELLA E SUA HIPÓTESE DE ESCRITA


IGOR E A VOGAL PRONTA


IGOR ESCREVENDO A VOGAL A


ALUNO KAIO RECONHECENDO O NUMERAL 1


O ALUNO IGOR IDENTIFICANDO A VOGAL E


ALUNA GIOVANA CIRCULANDO A VOGAL A

PROJETO: COPA DO MUNDO 2010



ESTE É O0 PROJETO QUE IREMOS TRABALHAR EM JUNHO JUNTAMENTE COM O PLANEJAMENTO EM CONSONÂNCIA COM A COPA DO MUNDO.

PROJETO: COPA DO MUNDO
PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


JUSTIFICATIVA

ESTE PROJETO SE PROPÕE GERADO PELO INTERESSE DESPERTADO NO POVO BRASILEIRO SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2010 QUE SE REALIZARÁ NA ÁFRICA DO SUL E QUE ACONTECE DE QUATRO EM QUATRO ANOS ONDE SELEÇÕES DE FUTEBOL DE DIVERSOS PAÍSES DO MUNDO SE REÚNEM PARA ESTA DISPUTA.

ASSIM, AS SELEÇÕES DE FUTEBOL DE TODO O MUNDO, INCLUSIVE A DO BRASIL INTERAGEM POSSIBILITANDO CONHECER E EXPLORAR A DIVERSIDADE CULTURAL, SUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS, SEMPRE LEVANDO A CRIANÇA A DESENVOLVER O INTERESSE, A CURIOSIDADE E HABILIDADES NECESSÁRIAS BUSCANDO SEMPRE RESPEITAR A IDADE E A FASE DE DESENVOLVIMENTO DE CADA UMA DELAS.

OBJETIVOS

# ESTIMULAR O HÁBITO E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E LINGUAGEM VERBAL E ORAL;
# DESENVOLVER O GOSTO PELAS ATIVIDADES ESPORTIVAS;
# DESENVOLVER O ESPÍRITO DE EQUIPE, COOPERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO;
# ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, EXPRESSÃO DE IDÉIAS, E SENTIMENTOS;
# PROPORCIONAR A AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE FUTEBOL;
# CONHECER A DIVERSIDADE CULTURAL DOS PAÍSES ENVOLVIDOS;
# ESTIMULAR O SENTIMENTO CÍVICO ATRAVÉS DO CONTATO COM OS PRINCIPAIS SÍMBOLOS DA PÁTRIA COMO A BANDEIRA E O HINO NACIONAL;
# ESTIMULAR A COORDENAÇÃO E HABILIDADE MOTORA: EQUILÍBRIO, LATERALIDADE, NOÇÃO DE ESPAÇO, ETC;
# ESTIMULAR E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ARGUMENTAR E RESOLVER CONFLITOS, GANHAR E PERDER;
# ESTIMULAR A COMPETIÇÃO SAUDÁVEL;

DESENVOLVIMENTO

ATIVIDADES RELACIONADAS COM:

*INTERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: CONVERSAS INFORMATIVAS SOBRE A TEMÁTICA;

* PORTUGUÊS/LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: USO E LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS COM NOTÍCIAS SOBRE O TEMA;

* PORTUGUÊS E MOTRICIDADE: CONFECÇÃO DE ÁLBUM ESPORTIVO COM CONSIDERAÇÕES DAS CRIANÇAS;

*PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE TEXTOS ALUSIVOS AO TEMA;

*JOGOS: MINI CAMPEONATO CONTEMPLANDO AS PRINCIPAIS SELEÇÕES (Preferencialmente as que as crianças conhecerem)

* PESQUISA E IDENTIDADE: COMO SÃO AS PESSOAS, SUA CULTURA E AS CIDADES DO PAÍS QUE SEDIARÁ A COPA DO MUNDO;

* PESQUISA E IDENTIDADE: QUAL O TIME QUE VOCÊ E SEUS FAMILIARES MAIS GOSTAM? QUAL A SELEÇÃO QUE GANHARÁ A COMPETIÇÃO?

* PORTUGUÊS E MOTRICIDADE: HIPÓTESE DE LEITURA E ESCRITA: IDENTIFICAR, RECORTAR, COLAR E ESCREVER OS NOMES DAS PRINCIPAIS SELEÇÕES E JOGADORES;

* ARTES E PORTUGUÊS: CONFECCIONAR UMA MASCOTE E GRITO DE GUERRA ESCRITO PARA O MOMENTO DOS JOGOS;

* GEOGRAFIA: VERIFICAR EM UM MAPA PARA ONDE É O PAÍS QUE SEDIARÁ A COPA E AS CIDADES ONDE SERÃO OS JOGOS;

*MATEMÁTICA E JOGOS: JOGOS E BRINCADEIRAS QUE CONTEMPLEM NÚMERO DE JOGADORES, PAÍSES PARTICIPANTES, FORMA DE CONTAGEM DA PONTUAÇÃO, ETC;

* ARTE: CONFECÇÃO DE ADEREÇOS DE MÃO PARA OS JOGOS;

* DISCIPLINA: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO MOMENTO DE COMEÇO DE CADA JOGO (Momento de audição do Hino Nacional), COMPORTAMENTO;

* ARTES: ATIVIDADES RELACIONADAS COM AS CORES DA SELEÇÃO;

* PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E ARTES: CONTAÇÃO DA HISTÓRIA:
PELEGRINO E PETRÔNIO E DESENHOS DO CONTORNO DOS PÉS DE VERDE E AMARELO DAS CRIANÇAS COM SEUS RESPECTIVOS NOMES E NÚMEROS DE CALÇADOS;

* ARTES: ATIVIDADE ARTÍSTICA COM A TÉCNICA DO ASSOPRO ONDE CADA CRIANÇAUTILIZA UM CANUDO PARA ASSOPRAR TINTA GUACHE VERDE E AMARELA EM UMA FOLHA DE PAPEL;

* PORTUGUÊS E ARTES: IMPRESSÃO DAS MÃOS COM AS CORES DA SELEÇÃO E OS NOMES DAS CRIANÇAS;

* ARTES: PINTURA DO ROSTO COM AS CORES VERDE E AMARELO NOS DIAS DE JOGOS;
JOGOS: BRINCADEIRAS DIRIGIDAS COM JOGOS E BRINQUEDOS DIVERSOS;

* ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS: PESQUISA DOS VARIADOS PRATOS DOS PAÍSES QUE ESTARÃO NA COPA;

* CONFECÇÃO DE ORNAMENTOS PARA ENFEITAR A ESCOLA E AS SALAS DE AULAS;
ETC;

CULMINÂNCIA: CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO MINI CAMPEONATO DAS SELEÇÕES E EXPOSIÇÃO DOS TRABALHINHO FEITOS DURANTE A COPA.