sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A grande aventura da despedida das fraldas


Um bebê sem fralda, capaz de controlar o xixi e de pedir para usar o banheiro é o sonho de qualquer mãe e dos pais também que realizam a contabilidade diária de 6 à 10 fraldas em cada ida ao mercado ou farmácia.

Aprender a colocar a fralda é fácil, é quase como o instinto maternal e mesmo os pais mais desajeitados, ao final de algumas tentativas mais ou menos bem sucedidas, acabam por pegar o jeito. Difícil é quando chega o momento de auxiliar a criança a deixar a fralda, isso porque envolve muita paciência e atitudes positivas de toda família, sem esquecer que a grande e maior conquista é da própria criança !!

Antes de mais, os pais devem ter a consciência de que não há uma idade certa para deixar de usar fralda pois há condições inerentes à própria criança que precisam ser preenchidas. No plano fisiológico, o sistema nervoso, que comanda o controle dos esfíncteres deve estar maduro o que só acontece após os 18 meses; no plano psicológico a criança precisa possuir um vocabulário já enriquecido, apresentar alguma independência para, por exemplo, baixar sua roupa e ter apurada sua concentração sendo capaz de sentar-se por alguns minutos seguidos, dentre outros.

É preciso estar atento e observar o comportamento da criança. É sabido que a maioria dos bebês se sente desconfortável quando faz xixi ou cocô na fralda e normalmente chora, é assim também que a criança começa a aprender interiorizando a alternância entre os dois momentos – quando está suja e desconfortável, quando está limpa e seca. Uma curiosidade sobre esse aspecto é que, em alguns lugares da Europa, especialmente na Inglaterra, quando a criança inicia o processo de saída das fraldas os pais costumam usar, durante o dia, fraldas de pano pois, como ela não é impermeável nem absorvente a criança percebe mais cedo o desconforto.


Algumas dicas importantes para auxiliar nesse processo:

• Observe a criança. Caretas, resmungos e a famosa “dancinha” podem ser sinais de urgência em usar o banheiro, aproveite esses momentos!

• Auxilie a criança a aprender a despir-se e a vestir-se – colabore colocando sempre roupas maleáveis. Pergunte, também, se ela não quer que você desabotoe suas calças...

• Lembre-a durante o dia, diversas vezes, de ir ao banheiro;

• Estimule a imitação: com a criança ao seu lado, sente-se no vaso e deixe que ela se sente no peniquinho;

• Inicialmente, tanto meninos quanto meninas, aprendem a usar o banheiro sentados. Se começarem a urinar de pé, talvez os meninos não queiram se sentar para evacuar;

• Elogie a criança mesmo que a iniciativa de levá-la ao banheiro seja sua;

•Se a criança quiser poderá dar descarga. Mas fique atenta, há crianças que ou não gostam do som da descarga ou têm medo.

• Cuide da pele do seu filho, a probabilidade de desenvolvimento de assaduras devido à umidade ou ao contato com as fezes é a mesma de quando ele era bebê. Sua pele deve estar sempre limpa e seca por isso troque-a com freqüência. Deixar a criança molhada para ela aprender a usar o banheiro não é um método adequado.

• Converse com as pessoas que ajudam a tomar conta do seu filho e não deixe de comunicar seus planos de tirar a fralda. Dessa forma, durante o dia, a criança pode receber as mesmas mensagens que recebe de você.

• Acidentes são normais, durante algum tempo a criança ainda terá dificuldade de controlar a urina e fezes e isso faz parte do aprendizado.

• Se a criança se habituar a segurar a vontade de ir ao banheiro acabará tendo prisão de ventre; converse com seu filho e enfatize, nesta situação, que ir ao banheiro não dói. Ofereça alimentos ricos em fibras, dê muita água e, não se esqueça, você também deve habituar-se a comê-los porque as crianças aprendem com o exemplo dos pais.

Durante este período é preciso ter muita paciência e dedicação, é importante que em casa a criança também fique sem fralda. Envie para a Escola uma boa quantidade de troca de roupas e, não esqueça, à princípio, para dormir e ir embora ainda faremos uso da fralda. Qualquer dúvida entrem em contato conosco que ficaremos felizes em poder auxiliar também a família neste importante novo desafio.

FONTE
www.fadelito.com.br/horadetirarafralda.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário