sábado, 15 de agosto de 2009

INFORMATIVO: VOLTA ÀS AULAS



AOS
PROFESSORES, PAIS E RESPONSÁVEIS

ASSUNTO: Vírus H1N1 (Volta às Aulas)

VOLTA ÀS AULAS: CUIDADOS PARA EVITAR O CONTÁGIO

Seguindo a orientação das Secretarias Estaduais de Educação e de Saúde. As escolas da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras reiniciam as aulas na próxima segunda-feira, dia 17 juntamente com a nossa Instituição. Todas as escolas interromperam as atividades na quinta-feira, dia 6, por precaução ao contágio e prevenção ao novo vírus, H1N1 que assola o mundo inteiro. A decisão foi tomada porque não foi verificada nenhuma diferença entre o acometimento de crianças e adolescentes em relação à gripe A quando comparada à sazonal.

Os secretários de Saúde e Defesa Civil e de Educação explicaram que, ao verificar que crianças e adolescentes apresentam sintomas de gripe, como febre os pais e responsáveis NÃO deverão enviar os estudantes para a escola, e sim encaminhá-los ao médico.

Todas as providências, diante de um caso suspeito ou confirmado no estabelecimento de ensino, devem ser feitas em conjunto com as autoridades sanitárias locais, e as decisões relacionadas a alterações da rotina do estabelecimento devem ser compartilhadas com estas autoridades. As escolas devem manter uma ROTINA DE ALERTA para os possíveis casos de gripe.

Como em qualquer gripe, o ideal é que a pessoa se mantenha no domicílio para se tratar e evitar a disseminação da doença para outras pessoas. As recomendações do site da prefeitura do município de Rio das Ostras é que se houver mais de três casos de alunos com gripe na mesma sala, a escola deve se comunicar com a Vigilância Epidemiológica Municipal, para que se faça a investigação e se afaste a possibilidade de um surto.

A CRECHE ESCOLA MAR E MAR está tomando todas as precauções em conformidade com as Secretarias de Saúde e Educação do Estado do Rio de Janeiro e também do nosso município para a volta às aulas com o treinamento de todos os funcionários com o objetivo de orientar para que multiplicassem as informações de maneira a prevenir a disseminação do vírus. .

É muito importante que as pessoas fiquem atentas e ponham em prática as medidas de higiene, que são fundamentais para diminuir a disseminação da doença como:

•Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
• Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
• Indivíduos com sintomas de gripe devem evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis;
• Indivíduos com gripe devem evitar aglomerações e ambientes fechados
• Manter os ambientes ventilados;

Outra medida de apóio importante é a cartilha “Gripe: o que as instituições de ensino precisam saber e fazer”, produzida pela Sesdec especialmente para orientar funcionários e professores que trabalham no Estado do Rio de Janeiro e que foi entregue a todos os funcionários desta Instituição. Todas as medidas adotadas durante este período visam colaborar com o enfrentamento da epidemia e diminuição das condições de propagação do vírus Influenza A (H1N1); seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, das secretarias Estadual, Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e Rio das Ostras.

Quem tiver sintomas de gripe pode procurar as unidades de Saúde do nosso município ou ligar antes para o DISQUE-GRIPE da SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE: 0800-28 10 100 (de 6h às 23h30) e conversar com profissionais de Saúde para saber como proceder. Também, o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes anunciou que haverá no site www.riocontragripea.gov.rj.br esclarecimentos para essas questões.

Informações atualizadas do nosso estado e município nos sites abaixo.

http://www.riodasostras.rj.gov.br/
http://www.riocontragripea.rj.gov.br/conteudo/noticia.asp?EditeCodigoDaPagina=1677
http://www.riocontragripea.rj.gov.br/conteudo/index.asp
www.twitter.com/riocontragripea.
http://crecheescolamaremar.blog.terra.com.br/
http://crecheescolamaremar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário